Filmes de Arte


De sua relação complexa e duradoura com seu mentor e marido, Diego Rivera, passando por seu controverso e ilícito caso com Leon Trotsky e seus provocantes envolvimentos românticos com outras mulheres, Frida Kahlo levou uma vida intensa e sem limites como uma revolucionária política, artística e sexual. O filme retrata a história da vida que Frida Kahlo (Salma Hayek) compartilhou abertamente e sem medos com Diego Rivera (Alfred Molina), quando o controverso casal revolucionou o mundo artístico.




Pollock é dirigido por Ed Harris, vencedor do Globo de Ouro e indicado ao Prêmio da Academia como melhor ator. Harris, o qual fez sua estréia na direção, faz o papel principal e cuida da produção. O filme mostra a vida de um homem extraordinário, um homem que foi apropriadamente chamado de "um artista dedicado ao recolhimento, uma celebridade que ninguém entendeu".



Agonia e Êxtase (The Agony and the Ecstasy)

Charlton Heston e Rex Harrison interpretam duas das personalidades mais marcantes da Renascença neste drama histórico baseado no best-seller de Irving Stone ambientado no início do Século XVI. Quando o Papa Júlio II (Harrison) encomenda a Michelangelo (Heston) a pintura do teto da Capela Sistina, o artista recusa a princípio. Virtualmente forçado por Júlio a fazer o trabalho, ele acaba por destruir sua obra e foge de Roma. Quando recomeça a pintura, o projeto se torna uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas e de temperamento que são o ponto central deste filme. Indicado ao OSCAR® de Melhor Fotografia e também citado como um dos melhores filmes do ano pelo National Board of Review, AGONIA E ÊXTASE é uma fantástica dramatização da luta por trás de uma das maiores obras-primas do mundo. Tanto a história quanto o filme são tocantes e fascinantes.




Rembrandt (Rembrandt)

No ano de 1642, em Amsterdan, o grande pintor Rembrandt Van Rijin (Charles Laughton) desfruta de uma vida cheia de fama e fortuna, mas com a morte de sua esposa/musa, seu trabalho encontra a escuridão. Falido e desolado, ele encontra consolo nos braços de uma bela jovem, Hendrickje (Elsa Lanchester), uma empregada de sua casa. Agora, oferecida uma segunda chance a ele no amor, Rembrandt irá tomar coragem e superar os seus demônios? O premiado e excepcional ator Charles Laughton nos presenteia com uma atuação maravilhosa e convincente de um dos maiores pintores da história da arte.






Caravaggio (Caravaggio)
Michelangelo Merisi da Caravaggio (Nigel Terry) foi o garoto da Renascença Italiana. Tendo sua história contada em flashbacks, o artista recorda fatos de sua curta existência na terra e nos mostra sua infância, as decepções do início de sua carreira, seus últimos sucessos, sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva com um jogador muito atraente. Talvez, este seja o melhor trabalho de Jarman onde nos é contada toda a história da vida do pintor, exibindo as contradições entre as crenças religiosas e sua identidade sexual. Maravilhosamente filmado em cenários que nos recordam a própria sensibilidade de Caravaggio, o filme é cheio de lindos tons de azuis e vermelhos banhando os atores em luzes de velas, criando um efeito assustador e misterioso. A paixão de Caravaggio pela sua arte e também por seus modelos, o conduzem para sua queda final nesta suntuosa e desafiante biografia de um lendário pintor.






Moça com Brinco de Pérola (Girl With a Pearl Earring)

Griet, interpretada pela bela Scarlett Johansson trabalha como criada na casa do artista plástico Johannes Vermeer. Ele vive com a esposa, um tanto ciumenta e possessiva. Com o tempo a moça fica completamente fascinada pela pintura delicada de Vermeer e se revela apta para auxiliar em seu ateliê, onde ela encontra um mundo de cor e luz. Griet, com seu olho crítico, se torna parte do trabalho. E a intimidade crescente entre os dois desperta inveja e rompimentos pela casa, criando um escândalo para a época.


Comentários

Postagens mais visitadas