Museu Portátil?



Marcel Duchamp ( a arte que não é arte )
Artista criou o que há de mais importante na arte moderna: o questionamento
Pode alguém fazer obras que não sejam de arte?"A frase, ditada por Marcel Duchamp em 1913, anunciava uma das mais importantes revoluções no mundo das artes em toda a história: antes dele, apenas nos resumíamos a meros contempladores das obras de arte. Depois de Duchamp nosso cérebro foi posto a funcionar. Será que um urinol é arte? O que será que significa? Porque ele fez isso? Posso achar isso bonito?Duchamp (1874 - 1968) começou sua carreira como pintor, mas logo passou a desobedecer cada vez mais os padrões e idéias tradicionais que regiam o mundo das artes. E foi justamente esse comportamento libertário e anárquico que fez dele o mais influente artista dos séculos XX e XXI.
Ao retirar uma roda de bicicleta de seu contexto original e destruir toda a sua funcionalidade, chamando-a a partir de então de "ARTE", Duchamp subverteu a ordem e mudou o futuro para sempre.Duchamp tirava suas obras de dentro das galerias, expondo-as em lugares completamente inusitados, e as produzia em larga escala. Inclusive, nenhuma das obras expostas no MAM são originais (todos eles já se perderam ou foram destruidas em algum lugar há muito tempo) e sim reproduções feitas pelo próprio artista ou autorizadas por ele a rodar o mundo. Entre os principais itens estão as várias maletas e caixas que traziam em seu interior dezenas de cópias de todas as obras de Duchamp, uma espécie de museu portátil que ele fazia para presentear seus amigos e garantir que elas permanecessem preservadas para sempre.


Museu portátil (Duchamp)


Projeto Museu Portátil




PROJETO PLÁSTICA IV

TÍTULO: SHAKESPEARE NA ARTE

AUTOR(A): Luciana Moreira Waack 3º E.A.

TEMA: MUSEU PORTÁTIL - Representações dos personagens da literatura de Shakespeare na obras dos grandes pintores ao longo da história.

FICHA TÉCNICA: Maleta de madeira, colagem e pintura na superfície, o interior divididos em quatro setores, 2 na tampa, 2 no fundo, imagens tamanho postal, as imagens simularão um cartão postal, com frases das peças de do escritor no verso.

JUSTIFICATIVA: Muitos Artistas, ao longo da história da arte interpretaram e utilizaram-se de fontes inspiradoras de obras tão famosas quanto estes, por centenas de anos evidenciada e reverenciada por várias formas de expressão, não faltaria a pintura. Sendo que o teatro, por essas famosas peças, uma das formas de arte também.

REFERÊNCIA: Biografia Shakespeare: William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1564Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616)[1] foi um dramaturgo e poeta inglês, amplamente considerado como o maior dramaturgo da Língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental. Suas obras que permaneceram ao longo dos tempos consistem de 38 peças, 154 sonetos, dois poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Suas obras são mais atualizadas do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Comentários

Postagens mais visitadas