Desenhos Celtas Originais

Alguns exemplos de uma coleção, feita a partir de inúmeras fontes de estudo no Reino Unido e Escandinávia , uma rica seleção de tradicionais e seculares desenhos é trazida pela pesquisa de Davis Courtney. Alguns meticulosamente trabalhados, estes desenhos foram encontrados em iluminuras, manuscritos, da Igreja Celta (incluindo o livro de incomparável Kells e do anterior livro de Ourrow) . Outros são de inscrições em pedras rúnicas, espadas nórdicas, suportes e ornamentos pessoais , bem como a decoração do cotidiano, tais como artefatos de cabeceiras de cama, arreios de cavalaria, e outros. As fontes dos desenhos estão em lreland; Escócia, Gales, Cornwall, Cumbria, Gloucestershire, Northumberland, Sutton Hoo (em Suffolk), e da Ilha de Man, na Inglaterra, Dinamarca; Noruega e Suécia. Criada no período compreendido entre o 6 º século, para o 12 º século dC (alguns deles durante o 9 º e 10. séculos, no auge da Norse invasões e ocupações de grandes áreas de Inglaterra e lreland), o desenhos representam os seis grandes períodos de decoração nórdica antiga: o Broa / Oseberg, Borre, Jellinge, Mammen, Ringerike, e estilos de urnas, assim como muitas gerações de ornamentos cristãos celtas, principalmente nas criações de origem Irlandesa e Escocesa.




Fig1.






Fig.1 - a) decoração de manopla de espada ; b) e c) de uma cruz celta em pedra; d) de um colar de ouro.











Fig2.





Fig.2 - a)e b) de iluminura (1395); c) d) e) f) decorativo em um livro religioso.





Fig.3




Fig.3 - Adaptado do livro de Kells


"Livro de Kells ==> O Livro de Kells (em inglês: Book of Kells; em irlandês: Leabhar Cheanannais), também conhecido como Grande Evangeliário de São Columba, é um manuscrito ilustrado com motivos ornamentais, feito por monges celtas por volta do ano 800 AD no estilo conhecido por arte insular. "


Fig.4




a) decoração do livro de Durrow (O Livro de Durrow (em inglês: Book of Durrow) é um manuscrito com iluminuras feito provavelmente em Nortúmbria (norte de Inglaterra) no século XVII.) b) c) d) entalhe em embarcação.

Comentários

Postagens mais visitadas