Qualquer Pessoa pode Desenhar

Um dos tutoriais e desenhistas que me chamou atenção e não está listado no último post foi de Brian Duey... um site muito interessante, do qual trouxe um tutorial traduzido sobre desenho básico de rosto, algo que não postei na matéria anterior sobre desenho de rostos...
eis o link : Dueysdrawing





Passo 1 - Escolha uma foto boa referência. Boas fotos de referência são grandes e claras. Se uma imagem é desfocada, o desenho vai refletir a falta de detalhe. Escolha um tema que é interessante para você. Se a pessoa que você está desenhando não motivá-lo a fazer um bom trabalho você vai se cansar depois de um tempo e pode desistir.



Passo 2 - Comece a desenhar o contorno. Se você estiver confiante, você pode fazer isso à mão livre de outra forma eu sugiro um desenho de grade é a maneira mais precisa. Uma vez que você tem um esboço do seu modelo, comece com os olhos. Use um lápis escuro (7B) . Se o modelo tem olhos castanhos, retina, deve ser bastante escuro ou se for azul, verde, olhos castanhos ou torná-las um pouco mais leve. Quando os olhos estão completos, escurecer todas as características escuras do rosto usando levemente o lápis7B. Isto é só para lembrar de onde eles estão antes de você estabelecer a tonalidade média de todo o rosto. Em seguida comece a colocar as camadas de luz (F) de grafite sobre todo o rosto, exceto para os pontos de luz no rosto e na boca. Certifique-se de todos os movimentos de seu lápis vão na mesma direção. Você estará adicionando um tom de base para o rosto. Não se preocupe se não houver as linhas perfeitas, elas não vão estar lá por muito tempo.

Passo 3 - Esfumaçar. Agora use bolas de algodão e esfumace todas as partes do rosto, mas tome cuidado para não manchar os olhos. Use o esfuminho para obter áreas mais detalhadas, como ao redor dos olhos. Quando você produzir as manchas, certifique-se para não perder o contorno do rosto e características. Ocasionalmente escurecer-los um pouco porque cada modelo tem o tom de pele diferente, você pode querer repetir as etapas 2 e 3 até atingir o tom certo. IMPORTANTE: Nunca deixe sua pele entrem em contacto com o papel de desenho. A pele é oleosa. Óleo e papel para desenhar não se misturam! Você tem manchas feias todo o seu desenho se você tocá-lo. Eu recomendo usar um pedaço de papel de cópia de separar sua mão do desenho de seu papel de desenho.



Passo 4 – Faça as sombras escuras. Olhe com cuidado a foto de referência e observe onde as sombras escuras estão. Use um 7B, pressionando muito levemente, para colori-los dentro Certifique-se os traços de lápis de ir para o mesmo sentido que todo o esfumaçado. Depois de colori-los em usar um esfuminho para borrar-los. Você pode ter que adicionar várias camadas para obter o tom certo.


Passo 5 - Continue adicionando sombras e misture os. Todas as sombras não serão extremamente escuras. Você tem que olhar muito de perto a foto de referência e identificar onde estão. Ao olhar para as sombras, pensar sobre onde a luz está vindo na imagem. Na minha foto de referência a luz parece estar vindo da direita (nossa direita). Eu posso dizer isso porque as sombras no nariz são mais escuras à esquerda (nossa esquerda) ao lado de seu nariz. Portanto, tudo à esquerda (nossa esquerda) ao lado de seu rosto vai ser mais escura do que a direita. Eu também comecei a barba nesta etapa.


Passo 6 - Misture em pontos de luz e realce o brilho no cabelo. Há sempre uma transição da luz para a sombra escura. Você não pode simplesmente deixar uma grande mancha branca feia no rosto. Você deve misturar a escuridão para a luz. Faça isso tomando uma borracha apropriada para desenho em todo o ponto de luz e puxando em alguns dos grafites das zonas circundantes. Tenha cuidado para não puxar em tom muito. Se você estragar este passo, você sempre pode apagar e fazer de novo. Quando o rosto é completo, então podemos começar a nos cabelos. Lembre-se que tem escuros, tons médios, e destaca como um rosto. Primeiro vamos começar pelo brilho (manchas claras) no cabelo. Então escureça as zonas circundantes com um esfumaçado. Gostaria de sugerir que use o grafite no sentido dos fios do cabelo.



Passo 7 - Desenhe tons médios e escuros no cabelo. O esfumaçado que deu o tom do cabelo era apenas uma base para trabalhar. Possivelmente ele terá na maior parte em tons médios .Procure no modelo onde estão as manchas escuras no cabelo e desenhá-los com um lápis escuro (7B). Você pode ter que escurecer ou clarear tudo depois de pronto.
Passo 8 - Desenhe o restante da figura. O rosto está pronto. Use a mesma técnica de esfumaçar no resto da pele (pescoço, orelhas).



Passo 9 – Toques finais. Quando você tiver terminado tudo, ainda há trabalho a fazer. É preciso investir no acabamento, faça retoques finais que são tão importantes quanto qualquer parte do processo! Grafite pode ser confuso e você provavelmente tem algumas manchas onde você não quer que eles fiquem sobre o papel. Use uma borracha de massa para corrigir. Pequenas alterações podem ser feitas neste momento também para garantir a estética ideal para a composição.
Do início ao fim desse desenho me levou cerca de 5 horas e meia. Não se apresse quando desenhar. É suposto ser uma experiência relaxante e um estímulo mental, não uma obrigação. 60% do desenho é a paciência, 30% está na observação, e 10% é a habilidade. Eu realmente acredito que qualquer pessoa pode desenhar. Ninguém aprende a desenhar de uma hora para outra, depende de dedicação e muita prática.

Comentários

Luciana Waack disse…
este é uma das muitas demonstrações da importância da prática para o trabalho do desenhista, em breve teremos vários outros exeplos...

Postagens mais visitadas